1 – INTRODUÇÃO
FAQ é a sigla em inglês que corresponde a expressão Frequently Asked Questions, que em português significa Perguntas Mais Frequentes.
Para equipes de atendimento ao cliente, elaborar um FAQ pode ser de grande ajuda pois, desse modo, muitos clientes conseguem encontrar respostas para as suas perguntas sem contactar um atendente. Dessa forma é capaz de descongestionar as linhas de atendimento e torná-las mais rápidas.
2 – CADASTROS
2.1 Como sei que meu documento foi aprovado?
R: Seu documento foi aprovado se, em `Minha Conta`, na aba `Documento`, constar com o Status de Aprovado.
2.2 Quais os documentos necessários para cadastro de pessoa física?
R: Os documentos necessários são: Um documento de identidade com CPF ou CNH e uma selfie sua.
2.3 Quais os documentos necessários para cadastro de pessoa jurídica?
R: Os documentos necessários são: Contrato Social/Requerimento do Empresário/Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, Documento com foto e CPF de um dos sócios e Comprovante de Endereço.
2.4 Como sei que meu documento foi reprovado?
R: Seu documento foi reprovado se, em `Minha Conta`, na aba `Documento`, constar com o Status de Reprovado. Nesse caso, para ver o motivo da reprovação, ao lado do Status Reprovado, você encontrará um triângulo amarelo com uma exclamação. Clique nesse triângulo para ter acesso à informação do motivo da reprovação. Após entender o motivo, corrija o erro e repita o processo de envio de documento. Após o novo envio, o(s) documento(s) podem ser aprovados em até 72 horas úteis.
2.5 Meu RG não tem CPF, o que devo fazer?
R: Anexe seu RG, frente e verso. Em seguida, anexe a frente de seu CPF.
2.6 Sou menor de idade, posso me cadastrar?
R: O cadastro de menores de idade não é permitido, exceto em caso de menor emancipado.
2.6.1 Sou menor de idade, mas sou emancipado, como me cadastro?
R: O cadastro pode ser realizado normalmente, porém, no momento do envio dos documentos, será necessário anexar uma foto da Certidão de Emancipação.
2.7 Sou estrangeiro, posso me cadastrar?
R: Sim, no momento do cadastro, em nacionalidade, selecione o país em que você reside.
OBS: Contas estrangeiras somente poderão realizar depósitos em Euro ou Dólar (dependendo do país).
Contas estrangeiras não podem realizar saques na plataforma, pois, até o momento, não realizamos pagamentos em moedas estrangeiras.
2.8 Quais os documentos necessários para cadastro de pessoa física não brasileira?
R: Os documentos necessários são: Carteira de Motorista (Driver’s License)/Documento de Identidade (ID) e uma selfie sua.
2.9 Tentei anexar meus documentos, porém a plataforma apresentou um erro. O que devo fazer?
R: Verifique o tamanho de seu documento e sua extensão. Caso ele ultrapasse 1.5MB, você deverá diminuir o tamanho do arquivo. Você pode fazer isso pedindo que uma pessoa lhe envie esta imagem pelo WhatsApp, por exemplo, o que diminuirá o tamanho da imagem. A extensão da imagem deve ser ou JPG ou PNG. Caso, ainda assim, o erro persista, tente realizar a operação por uma guia anônima do navegador Google Chrome. Para isso, basta pressionar em seu teclado as teclas ‘Ctrl + Shift + N’.
2.10 Sou MEI, e cadastrei minha Razão Social como meu nome, porém o cadastro foi recusado por estar errado. Como devo agir?
R: Verifique, em seu contrato social, se sua Razão Social (Nome empresarial) não apresenta seu CPF após seu nome. Caso apresente, lembre-se de cadastrá-lo, pois é parte de sua Razão Social.
2.11 Sou MEI, mas não possuo conta bancária pessoa jurídica. Posso cadastrar a minha conta bancária pessoa física?
R: Não. Caso sua conta bancária esteja sob um CPF e sua conta Genbit sob um CNPJ, seus saques e depósitos serão recusados por titularidade incorreta, portanto, será necessário abrir uma conta bancária pessoa jurídica em um banco de sua confiança.
2.12 Quais são os bancos conveniados que posso cadastrar?
R: Apenas o Cont@Use é um banco conveniado para saques via Genbit.
2.13 Quando tento anexar meu comprovante aparece um erro que diz que minha conta não está aprovada. Como devo proceder?
R: Quando esse erro é apresentado, significa que nem todos os documentos necessários foram anexados e aprovados. Sendo assim, vá no Menu `Minha Conta`, na aba `Documentos`, e verifique o status de seus documentos. Caso estejam todos aprovados, tanto o documento de identidade quanto a selfie, entre em contato com o suporte técnico.
2.14 Quando tento anexar meu comprovante aparece um erro que diz que minha conta não está aprovada. Como devo proceder?
R: Salvo nos finais de semana, todos os demais dias são aprovados depósitos no período da manhã, da tarde e da noite, conforme os prazos mencionados no item 1. Se o depósito for registrado em sua conta da Genbit e tiver o comprovante corretamente anexado até às 18:00, poderá ser verificado no mesmo dia, dependendo, porém, da identificação em nossa conta para ser ou não aprovado.
3 – SAQUES, TRANSFERENCIAS E DEPOSITOS
3.1 Quando tento sacar a Genbit me diz que meu saldo é insuficiente. Por quê?
R: Esse erro pode ocorrer quando seu saldo em Reais é inferior ao valor informado em “Comissão + TED” (respectivamente conveniado ou não conveniado). Nesse caso, verifique o campo `Valor a Receber` e informe um valor menor.
3.2 Tenho um saldo em Bitcoins, mas não consigo solicitar um saque para minha conta bancária. Como devo proceder?
R: Uma vez que seu saldo está em Bitcoins é preciso realizar uma venda para convertê-lo em Reais ou outra moeda corrente.
3.3 Eu fiz meu pedido de saque, mas o valor ainda não está na minha conta bancária. Em quantos dias vou receber?
R: A Genbit provê automaticamente uma previsão de pagamento para seu saque através do novo método inteligente de saques. Esta data de pagamento e o número do respectivo lote ficará visível em `Movimentações → Saque` ao lado do valor do saque em até 72 horas; caso esta visualização não fique disponível no prazo de 72 horas, entre em contato com nosso suporte técnico.
Observações:
O limite de saque diário para saque é de R$20.000,00.
Somente é liberada a realização de uma operação de saque por dia.
3.5 Meu saque foi cancelado, o que devo fazer?
R: Verifique o motivo do cancelamento, através do símbolo de um balão azul com uma letra “i” dentro. O balão lhe informará o motivo do cancelamento. Caso tenha dúvidas, contate o suporte Genbit.
3.6 Posso sacar para a conta bancária de um familiar?
R: Não. Os saques da Genbit devem, obrigatoriamente, ser realizados para uma conta bancária de sua titularidade.
3.7 Minha conta bancária é conjunta, posso utilizá-la para realizar saques?
R: Sim, porém recomendamos que você seja o primeiro titular da conta.
3.9 Posso fazer um depósito na boca do caixa em dinheiro?
R: Pode sim, desde que seja emitido um comprovante identificado em seu nome e com seu CPF.
3.10 Posso fazer um depósito em cheque?
R: Sim, porém o depósito ficará pendente na Genbit até que o cheque seja compensado em nossa conta, podendo levar entre 3 e 5 dias úteis.
3.11 Meu depósito foi recusado. Por quê?
R: Para verificar o motivo de reprovação de um depósito, acesse o menu `Movimentações` e, em seguida, a aba `Depósito`. Na parte inferior da tela, no Histórico de Atividades, ao lado do depósito haverá o símbolo de um balão, com uma letra `i` dentro. Ao clicar nesse balão, o sistema informará o motivo da recusa.
3.12 Quais são os bancos conveniados e o que muda?
R: O único banco conveniado para saques é a plataforma Cont@Use, sendo todos os demais bancos não conveniados. Utilizando um banco conveniado você paga taxas menores para realizar seus saques.
3.13 Anexei um comprovante, porém o saldo ainda não está disponível. Por quê?
R: A aprovação de depósitos é realizada diariamente, salvo finais de semana e feriados, nos períodos da manhã, tarde e noite. Se realizado o anexo antes das 18:00 o depósito será verificado no mesmo dia, porém, se realizado após às 18:00 o depósito será verificado no próximo dia útil.
3.14 Como faço uma transferência de Bitcoins?
R: Para realizar uma transferência de Bitcoins, basta ir em `Movimentações → Transferência`, selecionar a carteira de destino, inserir o valor e confirmar a transferência.
3.15 Como cadastro uma carteira Bitcoin?
R: Para cadastrar uma carteira Bitcoin, basta ir em `Minha conta → Carteiras`, inserir o código da carteira e inserir uma descrição para identificá-la. Feito isso será enviado um SMS para seu número cadastrado, insira o código recebido e sua carteira será cadastrada, porém ainda estará como pendente. Para aprovar uma carteira cadastrada em sua conta e permitir transferências, basta confirmar o cadastro da carteira clicando no link enviado automaticamente para seu email. Caso você não receba o email, verifique sua caixa de spam e lixo eletrônico, se mesmo assim você não encontrar o email, entre em contato com o suporte Genbit.
3.16 Quando tento colar a carteira na aba de transferência nada acontece. Por quê?
R: Para realizar uma transferência de Bitcoins é necessário possuir a carteira de destino cadastrada anteriormente, para informações sobre como cadastrar uma carteira Bitcoin, verifique o item 3.15 deste FAQ.
3.17 Quanto tempo leva uma transferência de Bitcoins?
R: Transferências de Bitcoins não possuem prazo predeterminado pois esta operação depende de: quantas confirmações a Exchange de destino exige (sendo algumas 3, outras 5 e outras mais de 10), o processamento de blocos realizado pelas mineradoras que resulta em uma confirmação, a dificuldade de operação no bloco e outros fatores ligados à mineração que podem levar uma transferência a demorar mais para receber as confirmações necessárias.
4 – TAXAS E CORREÇÕES
4.1 Quais as taxas praticadas pela Genbit
R: Consulte as taxas através do link https://www.genbit.com.br/Home/TaxasCorrecoes
4.2 O que significa OA?
R: OA é uma sigla para Operação Ativa, que é qualquer operação realizada diretamente com a Exchange, no caso, a venda de qualquer criptomoeda diretamente para a plataforma é uma Operação Ativa, resultando na taxa de 0,69%.
4.3 Por que a taxa para saque em BTC é variável?
R: A taxa de transferências de Bitcoins é variável pois depende de a carteira de destino ser interna ou externa e da taxa média cobrada pelas mineradoras para confirmar uma transferência.
No momento, as taxas cobradas para transferência de Bitcoins para carteiras internas e externas são, respectivamente, 0,25% e 1,0%.